Site da USP
Facebook

Regular student

Ingresso de alunos regulares

Os interessados em ingressar no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP deverão ser aprovados em processo seletivo de ingresso, aberto anualmente conforme edital da Comissão de Pós-Graduação. Os candidatos deverão passar por três etapas eliminatórias: prova de proficiência em idioma estrangeiro; prova dissertativa na área de concentração escolhida e, finalmente, provas ou entrevistas com o professor orientador pretendido. Maiores detalhes clicar em EDITAL DAS PRÓXIMAS FASES (pdf)

Proficiência em idiomas
O candidato deverá demonstrar proficiência em uma e duas línguas estrangeiras para o Mestrado e Doutorado, respectivamente. Para esse fim, serão considerados somente os seguintes idiomas: inglês, francês, italiano e alemão. Não haverá revisão de prova de proficiência. Os candidatos estrangeiros deverão comprovar proficiência na língua portuguesa, além das proficiências em idioma estrangeiro.

Os detalhes sobre as provas de proficiência em idiomas serão definidos em edital próprio divulgado anualmente pela Secretaria. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.

Prova dissertativa
Os candidatos a uma vaga de aluno regular que forem aprovados na prova ou provas de proficiência em idioma estrangeiro, serão submetidos a uma prova dissertativa de conhecimentos jurídicos na área de concentração para a qual se inscreveram. Os detalhes sobre as provas serão definidos anualmente em edital próprio divulgado pela Secretaria de Pós-Graduação. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.

Fase de escolha pelo orientador
Os candidatos a uma vaga de aluno regular que forem aprovados na prova dissertativa de conhecimentos jurídicos serão, finalmente, submetidos à avaliação pelo orientador pretendido.

O orientador poderá aplicar novas provas específicas, realizar entrevistas, analisar o projeto de pesquisa e o currículo do interessado, para determinar os candidatos que serão aceitos para suas vagas no mestrado e doutorado.

Para participar da terceira fase do processo seletivo, o candidato deverá entregar os documentos exigidos pelo edital, incluindo um projeto de pesquisa contendo os seguintes elementos: tema a ser desenvolvido e suas delimitações; justificativa da importância do tema; as principais questões a serem analisadas; bibliografia preliminar. Nesta fase, o candidato também deverá indicar a linha de pesquisa e o projeto acadêmico no qual seu projeto individual de pesquisa se inclui.

Os detalhes sobre a fase de escolha pelo orientador, bem como a lista de vagas disponíveis, serão divulgados oportunamente pela Secretaria de Pós-Graduação. Ver a seção EDITAIS para maiores informações.