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Bolsas e Auxílios

Auxílios

Os pedidos de auxílio financeiro para participação em eventos científicos podem ser encaminhados à CPGI ou à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Prazos:

CPGI: as solicitações devem ser encaminhadas no mínimo até 45 dias antes da data do evento, coincidindo, ainda, com uma data de fechamento de pauta de reunião da CPGI. Orientações
PRPG: as solicitações de auxílio para a PRPG estão suspensos; recomendamos procurar agências de fomento como a CAPES e o CNPq.

Bolsas

Não há correlação entre o ingresso no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências e a concessão de uma bolsa de estudos.

Se o aluno for contemplado com uma bolsa não vinculada ao Programa, deve prestar essa informação à secretaria imediatamente.O aluno regular interessado em obter uma bolsa de estudos deverá fazer a solicitação em período a ser definido semestralmente.

A comissão de bolsas do Programa distribuirá as bolsas disponíveis conforme classificação das solicitações, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação Interunidades.

Todos os bolsistas devem solicitar a renovação da bolsa anualmente, conforme documentação listada abaixo.
Todos os bolsistas devem apresentar um relatório de atividades do período em que recebeu o benefício, até um mês após o seu término.

Condições obrigatórias para a inscrição:
1. Ter orientador;
2. Ter projeto de pesquisa;


Classificação e Critérios:
A classificação levará em conta os pontos atribuídos aos itens abaixo, considerando seus respectivos pesos:
1. Estrutura do projeto de pesquisa e sua exequibilidade, incluindo os seguintes itens: justificativa, objetivo, método e bibliografia (peso 3);
2. Créditos e notas em disciplinas de pós-graduação ou currículo de graduação (peso 2);
3. Trabalhos apresentados em congressos, publicações em revistas, participação nos “Seminários de Ensino” ou outros seminários de pesquisa, Iniciação Científica (peso 2).


Documentação para pedidos de bolsa – 2º semestre de 2016 (período de 20 a 23/06/2016):
1. Carta solicitando a bolsa, com o aval do orientador;
2. Currículo Lattes do aluno atualizado e completo;
3. Currículo Lattes do orientador atualizado e completo;
4. Projeto de pesquisa;
5. Formulário da CAPES preenchido – a conta corrente obrigatoriamente tem que ser do Banco do Brasil, caso não tenha, favor deixar o espaço em branco;
6. Mestrandos: histórico escolar da graduação (para os ingressantes) ou histórico do mestrado (para os que já cursaram pelo menos um semestre);
6. Doutorandos: histórico escolar do mestrado (para os ingressantes) ou histórico do doutorado (para os que já cursaram pelo menos um semestre).

A documentação deve estar digitalizada em boa qualidade e em formato pdf e deve ser enviada para a secretaria pelo e-mail cpgi@if.usp.br, no período de 20 a 23/06/2016. Os arquivos devem estar com a seguinte denominação:

01. Primeiro nome Último sobrenome – Carta
02. Primeiro nome Último sobrenome – Currículo aluno
03. Primeiro nome Último sobrenome – Currículo orientador
04. Primeiro nome Último sobrenome – Projeto
05. Primeiro nome Último sobrenome – Formulário CAPES
06. Primeiro nome Último sobrenome – Histórico

Um aluno chamado, por exemplo, José Batista da Silva teria os arquivos com os nomes “01. José Silva – Carta” e assim por diante.


Prestação de contas e renovação de bolsa – 2017 (período a ser divulgado):
1. Carta solicitando a renovação da bolsa;
2. Currículo Lattes do aluno atualizado e completo;
3. Currículo Lattes do orientador atualizado e completo;
4. Formulário de encaminhamento;
5. Declaração de vínculo empregatício;
6. Relatório de bolsa:

As atividades descritas no relatório deverão ser referentes apenas ao último período de vigência de recebimento da bolsa, e o relatório deverá contemplar os seguintes itens:
a. Resumo do projeto de pesquisa (Introdução, objetivos da pesquisa e metodologia);
b. Descrição das atividades da pesquisa desenvolvidas;
c. Análise comparativa dos cronogramas anteriores e justificativa de possíveis alterações;
d. Cronograma para as etapas futuras da pesquisa;
e. Descrição de atividades desenvolvidas (participação e organização de eventos, artigos, materiais didáticos, etc);
f. Referências.

O relatório deverá conter ainda: capa e contracapa com a devida identificação do bolsista e orientador; a formatação do documento seguindo as normas da ABNT em vigência. O limite é de 30 páginas.

O relatório de renovação de bolsa poderá ser substituído pelo relatório de qualificação.

A documentação deve estar digitalizada em boa qualidade e em formato pdf e deve ser enviada para a secretaria pelo e-mail cpgi@if.usp.br, em período a ser divulgado. Os arquivos devem estar com a seguinte denominação:
01. Primeiro nome Último sobrenome – Carta
02. Primeiro nome Último sobrenome – Currículo
03. Primeiro nome Último sobrenome – Currículo orientador
04. Primeiro nome Último sobrenome – Formulário
05. Primeiro nome Último sobrenome – Vínculo
06. Primeiro nome Último sobrenome – Relatório

Um aluno chamado, por exemplo, José Batista da Silva teria os arquivos com os nomes “01. José Silva – Carta” e assim por diante.


Prestação de contas sem renovação da bolsa – 2017 (período a ser divulgado):

1. Carta encaminhando prestação de contas;
2. Currículo Lattes do orientador atualizado e completo;
3. Formulário de encaminhamento (no campo “justificativa para solicitação de renovação” indicar que a bolsa não será renovada);
4. Relatório de bolsa:
As atividades descritas no relatório deverão ser referentes apenas ao último período de vigência de recebimento da bolsa, e o relatório deverá contemplar os seguintes itens:
a. Resumo do projeto de pesquisa (Introdução, objetivos da pesquisa e metodologia);
b. Descrição das atividades da pesquisa desenvolvidas;
c. Análise comparativa dos cronogramas anteriores e justificativa de possíveis alterações;
d. Cronograma para as etapas futuras da pesquisa;
e. Descrição de atividades desenvolvidas (participação e organização de eventos, artigos, materiais didáticos, etc);
f. Referências.

O relatório deverá conter ainda: capa e contracapa com a devida identificação do bolsista e orientador; a formatação do documento seguindo as normas da ABNT em vigência. O limite é de 30 páginas.

O relatório de renovação de bolsa poderá ser substituído pelo relatório de qualificação.

A documentação deve estar digitalizada em boa qualidade e em formato pdf e deve ser enviada para a secretaria pelo e-mail cpgi@if.usp.br, em período a ser divulgado. Os arquivos devem estar com a seguinte denominação:

01. Primeiro nome Último sobrenome – Carta
02. Primeiro nome Último sobrenome – Currículo orientador
03. Primeiro nome Último sobrenome – Formulário
04. Primeiro nome Último sobrenome – Vínculo
05. Primeiro nome Último sobrenome – Relatório

Um aluno chamado, por exemplo, José Batista da Silva teria os arquivos com os nomes “01. José Silva – Carta” e assim por diante.


Normas das agências de fomento:

  • CAPES
  • CNPq
  • Portaria Conjunta CAPES e CNPq