Site da USP
Facebook

Apresentação

O Programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada foi criado no ano de 1990 e visa formar profissionais diferenciados que atuem nas áreas de Imunologia Básica e Aplicada e Bioagentes Patogênicos.
Atualmente, mais de 25 docentes credenciados no Programa desenvolvem projetos científicos envolvendo imunologia básica, biotecnologia, imunoregulação, células-tronco, imunogenética, estudo da relação parasito-hospedeiro, aspectos moleculares de parasitos, vírus, fungos e bactérias. Somado a isso, colaborações entre institutos de pesquisa nacionais e internacionais oferecem um clima harmônico para o desenvolvimento científico do Brasil, que reflete em publicações de nível internacional e na melhoria da infraestrutura técnico-científica do Programa.
Durante o período de formação dos discentes é oferecido um conjunto de disciplinas básicas, repletas de conceitos novos e pertinentes para aquisição de novos conhecimentos e atualizações na área de Imunologia e sua interface com as demais áreas do conhecimento. Além disso, o presente programa também incentiva os alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de ensino através de realizações de cursos de extensão destinados a alunos de graduação (Curso de Inverno), Workshops e reuniões semanais abordando tópicos avançados em imunologia (Journals), preparando nossos estudantes para a carreira de pesquisa, docência e industrial (voltado para o mercado de trabalho).

Assim, o Programa, por intermédio de seus docentes, discentes e funcionários, presta serviços especializados à sociedade, por meio de cursos de extensão e pesquisa, com aplicação de novos conhecimentos em prol do desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.